PLAYLIST

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lady Di, a Princesa do povo e sua estrela de luz

Odete Soares Rangel


Diana Frances Spencer (01.07.1961), a Princesa de Gales, nasceu em Sandringham, Inglaterra. Seus pais eram o Conde John Spencer e Frances Shand Kydd.

Diana era adepta de esportes, praticou tênis, natação, hockey e salto ornamental. A música e a dança, também, estavam presentes em sua vida. 

Ela conheceu o príncipe Charles de Gales em 1977, época em que ele namorava Sarah, a irmã dela. Eles anunciaram o noivado em fevereiro de 1981 e o casamento aconteceu em julho desse mesmo ano, na Catedral de St. Paul, em Londres. A cerimônia foi transmitida pela televisão e assistida por milhares de pessoas em todo o mundo. Ela se tornou princesa de Gales. Dessa união, nasceram os Príncipes William de Gales (21.06.1982) e Henry de Gales filho (15.09.1984), sucessores aos tronos do Reino Unido.

Seu casamento não ia bem, ouvia-se muitas especulações sobre crises depressivas e adultério. Em 1992, anunciaram a separação e o divórcio foi oficializado em 1996, fato que vai contra a dignidade tradicional da nobreza e que desagradou, sobremaneira, a rainha Elisabeth II.

O fato, entretanto, não afetou a afeição do público por Diana. Ela  continuava sendo notícia na mídia, até mesmo, sua morte prematura (31.08.1997), causada por um acidente de carro em Paris, junto com seu namorado, Dodi Al Fayed.

Em seu funeral (06.09.1997), milhões de pessoas se emocionaram ratificando a admiração pela Princesa do Povo, entre as quais eu me incluo. Ela foi sepultada em uma ilha no lago de Althorp, na propriedade da família paterna.

Diana aceitava a aproximação com as pessoas, tinha uma atitude natural com os carentes que visitava. Seu carisma cativou a população mundial, sua solidariedade e caridade com os necessitados fez dela uma Princesa especial, uma pessoa sem preconceitos, uma humanitária, um ser iluminado.

Nenhum comentário: