PLAYLIST

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bomba Atômica 65 anos depois

Odete Soares Rangel

A história relata que duas bombas atômicas foram lançadas pelos Estados Unidos contra o Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, faz 65 anos que a primeira bomba atômica chamada Little Boy foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima. O fato ocorreu em 06 de Agosto de 1945 e a bomba causou uma destruição em massa. Três dias depois, com a potente Fat Boy lançada, nova tragédia se abateu sobre Nagasaki; ambas causaram danos irreversíveis resultando na morte de milhares de pessoas.


As poderosas armas, denominadas bombas atômicas ou bombas nucleares, destruiram áreas de proporções gigantescas, como cidades inteiras, restando poucos sobreviventes.


Em 1939, Einsten admitiu que seria viável construir uma bomba atômica. A partir daí o assunto despertou a atenção de muitos cientistas. Um deles, o físico italiano Enrico Fermi, em 1942, produziu uma reação atômica em cadeia colocando em prática as teorias de Einsten, porém desconhecia as proporções dos impactos causados pelo artefato.


Einstein, ao tomar consciência da ameaça mundial que sua idealização podia provocar expressou-se em uma frase: “Tudo havia mudado...menos o espírito humano”.


O Japão rendeu-se no dia 14 de Agosto, mas a Segunda Guerra Mundial acabou oficialmente em 2 de Setembro de 1945.


Lembro, que ainda menina, ouvia a música (poema) A Rosa de Hiroshima de Vinícius de Moraes e Gerson Conrad, achava a melodia linda, me emocionava e chorava muito, mas não tinha a compreensão de tamanha destruição, nem da importância do seu protesto contra a bomba destruidora.


Hoje, adulta e cônscia de toda a tragédia, me entristeço, lamento pelas vítimas, e rezo para que  acontecimentos dessa natureza  não mais aconteçam no mundo. Que nenhuma outra bomba seja capaz de destruir os sonhos de populações inteiras.

Nenhum comentário: